O Mercado Modelo foi o principal centro de compras de alimentos em Salvador até a década de 1970. Construído em 1912, foi transferido para o prédio atual (Casa da Alfândega) em 1971, após um incêndio. Hoje, o mercado vende objetos artesanais, como rendas, e produtos típicos da Bahia, como cachaças.
Hoje sua estrutura é composta por andares de metal, na qual são dispostas as lojas e os estoques de mercadorias. Em seu sobsolo se encontra um porão na qual se estocava as mercadorias que eram vendi das no mercado.
Este porão era ministrados por negros, pois na época tinha-se um enorme risco de enchente, uma vez que este se encontra abaixo do nível do mar, o que caracteriza seu ambiente extremamente úmido e insalubre.
Neste local foram contruidos caminhos de cimeto, pois maioria do tempo este local fica repleto de água, o que possibilitou a visita de turistas as suas instalações.
O brasão do Mercado Modelo, que fica situado na fachada de sua estrutura representa as grandes monoculturas que sustentavam o estado brasileiro: Café e Açúcar. Estas são simbolizadas pelas dois galhos, como vistos na foto abaixo:
Atualmente se encontra em processo de restauração de sua fachada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário