O forte de Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, cujo nome popular se resume em São Marcelo , fica licalizado localizado na Cidade de Salvador-BA e tem uma importância na história brasileira.
Protegido pelo patrimônio histórico, esse forte nasceu como um baluarte de forma triangular construído em madeira, no início do século XVII, sobre um arrecife na entrada do porto de Salvador.
Reconstruído em alvenaria de pedra, depois da invasão holandesa de 1624, ganhou sua forma circular e a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. Seu anel de proteção tem cerca de 10 metros de espessura.
A função era impedir o ataque dos corsários às naus ancoradas no porto e a aproximação de armadas com alcance de tiro nos limites da cidade.
Apresenta em sua estrutura diversos cômodos mal arejados e estreitos (como na foto ao lado) que serviram de prisão para políticos. Estas prisões eram feitas em condições sub-humanas, na qual em apenas uma “cela” se acumulavam mais 100 pessoas, sem condições sanitárias (não há banheiros nos cômodos retratados) e espacial adequada.
Além das celas, o forte tem em sua estrutura uma solitária (foto abaixo) que servia de punição para o presos rebeldes. É um munúsculo cômodo, húmido e insalubre. Não há espaço para se movimentar e a pessoa tem que ficar agachada o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário